A Influência da Linguagem Espanhola Em Outros Paises


A influência do espanhol é visível principalmente nos estados americanos que já foram regiões do México, local em que a língua espanhola se constituía como o idioma original e nas quais hoje se concentram a maior parte dos 50 milhões de hispânicos residentes nos Estados Unidos.

A toponímia ou o nome designado aos estados e cidades do território americano também sinaliza outro grande reflexo da influência do espanhol dentro deste país. Lugares, como: California, Texas (do espanhol tejas = telhas), Arizona, Colorado, San Francisco, San Diego, Los Angeles, San Antonio, Florida (do espanhol La Florida) e Montana (de montaña) são alguns exemplos das centenas de localidades que possuem uma referência direta ao idioma da terra de Cervantes.

Outras influências do espanhol

O idioma espanhol também deixa forte influência nas línguas faladas na região das Filipinas, país que foi colônia espanhola até 1898. Segundo os estudos linguísticos, as palavras espanholas correspondem a 20% do vocabulário dos idiomas filipinos, principalmente da língua oficial, o tagalo, chamado pilipino, do espanhol filipino. O mais interessante desta influência é que, até hoje, a esmagadora maioria dos filipinos usa nomes e sobrenomes espanhóis.

Já no português, é mais difícil identificar os empréstimos do espanhol devido a semelhança dos dois idiomas e a origem comum que possuem. No entanto, alguns exemplos demonstram a penetração da língua espanhola dentro do vocabulário português, exemplos: alambrado, granizo, hombridade, neblina, vislumbrar, zaga, ola ('onda' feita pela torcida de futebol), garoa e outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog