Literatura




As literaturas da Espanha são desenvolvidas no país em qualquer uma de suas línguas oficiais: espanhol, catalão galego ou basco.

A literatura espanhola tem os seus inícios com o poema épico Cantar de Mio Cid. Para outros autores, as glossas emilienses e glossas silenses (anotações à margem de textos em latim) devem ser também referidos no estudo da literatura como primeiros usos do espanhol.
Outros autores colocam ainda as “jarchas” (“carjas” em português) como manifestações literárias anteriores ao romanceiro tradicional espanhol, mas dentro da literatura espanhola. Esta visão encontra-se confrontada com outras visões como ser parte da literatura portuguesa por serem dialetos moçarabes mais semelhantes ao português medieval do que ao espanhol. Outros estudosos qualificam os dialetos moçarabes como línguas independentes e analisando, portanto, que as carjas não deveriam estar incluídas em nenhuma das literaturas.


Processo de industrialização


A industrialização é parte do contexto geral da chamada 
Revolução Industrial. Com relação aos países mais avançados da Europa, o 
industrialização espanhola foi um processo em lote, para a esquerda atrasada e foi muito 
polarizada em torno dos núcleos iniciais.


Meios de Comunicação 
Editar

A televisão é o principal meio de comunicação audio-visual do país, com seis emissoras nacionais, a emitir em sinal analógico, e várias regionais. As principais emissoras são a La 1, La 2, Antena 3CuatroTelecinco e La Sexta.

A imprensa está concentrada principalmente em dois consórcios 5 cujos principais jornais de circulação nacional são El País e El Mundo, além do ABCLa Razón e La Vanguardia. Na imprensa esportiva destacam os jornais Marca e As.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog